terça-feira, 21 de maio de 2013

Espaço construído pela Amorviju - Como tudo começou e o que realmente está por traz dessa campanha de tentativa de difamação da Amorviju e seus Diretores


Antes da construção do espaço.
Esse era o espaço antes da Amorviju realizar a sua transformação. Local de lixo, muito vidro quebrado, visitantes depois de um dia tomando banho no Rio Almada, deixavam mais sujo do que encontraram, sem falar do matagal que existia pondo em risco aos moradores pois poderia esconder vários perigos.

Espaço pronto.

Local após a transformação. Toda a área foi  limpa, bancos, foram instalado postes de iluminação, parque para as crianças, plantados árvores de Juerana, símbolo da Vila e Pau Brasil, simbolo do nosso país.
Este espaço foi construído com o objetivo de proteger as margens do Rio Almada e proporcionar aos moradores e visitantes uma sensação de bem estar e beleza .
Durante todos esses anos a Diretoria da Amorviju praticamente sozinha manteve esse local nas condições que se apresenta na foto acima, salvo alguns momentos que alguns poucos moradores de boa fé que podem ser contados a dedo colaboravam.
Isso com muito trabalho, pois além do desenvolvimento natural da vegetação e  folhas que caem, tinha que limpar a sujeira deixada por moradores e visitantes. além das várias vezes que os equipamentos da área foram destruídos ou arrancados, até o parquinho das crianças não era respeitado.
Este espaço foi o primeiro passo do Projeto Juerana Turismo, aqui acontecem os eventos do Festival do Guaiamum, Carnaviju,    Festa das Crianças, Natal e outros eventos realizados pela Amorviju.



A OCUPAÇÃO DESSA ÁREA

Todas as cabanas e bares que margeiam o Rio Almada na nossa Vila, estão em áreas irregulares, e essa área só existe graças a determinação da Associação de realizar esse  projeto.
No seu lado norte e sul já foram ocupadas, restando apenas essa extensão vista na foto. Logo ao lado esquerdo, vendo-se  da margem para o Rio, o Sr  Silvio de Azevedo, ocupou um pedaço de mais ou menos 15 x 30, onde construiu um Bar, alegando precisar para manter sua família.  Em seguida o seu Bar foi alugado a um sr. conhecido por Bel.

A AMPLIAÇÃO DA ÁREA DO BAR E A TENTATIVA DE OCUPAÇÃO DA ÁREA QUE A AMORVIJU CRIOU E MANTÉM.

O Sr. Bel;  inquilino, por sua vez, começou a espalhar mesas por todo o espaço e se tornou também  dono da margem do Rio Almada que margeia o Bar e o  espaço criado pela Associação, tentando impedir que moradores, tomassem banho, lavassem pratos e roupas ou pescassem, sem falar do total  desrespeito, até a escola que fica próxima, os professores  por várias vezes enviou bilhetes solicitando que abaixasse o som dos carros para que as crianças pudessem ouvir o que estavam falando nas aulas e nunca atenderam ao pedido. 
(Oficio encaminhado e juntado ao processo no Ministério Público)
O Sr Bel, tentou por diversas vezes impedir que  fossem realizados os eventos  da  Amorviju que sempre realizou naquele espaço, o que gerou uma série de bate-bocas entre os diretores da Associação e o inquilino do Bar. Esse fato aconteceu por várias vezes. A Amorviju tem esse espaço ocupado pelos invasores o projeto de barracas de artesanatos, doces e salgados que foi interrompido graças a ambição desses dois Senhores.
O Sr. Silvio e o Sr Bel, ampliaram a área do Bar adentrando na área que ia ser instalado a Feira de Artesanato, sendo o dobro da área ocupada anteriormente.
Essa ocupação prejudicou a criação da feira, trazendo  prejuízos para  outros pequenos comerciantes da vila.



A TENTATIVA DE RESOLVER O PROBLEMA

Alguns moradores e alguns e membros da  Diretoria da Amorviju  solicitou que fosse tomada alguma providência. Na tentativa de resolver o problema, o Sr. Silvio foi procurado e informou que o espaço da área que a Associação criou e manteve foi alugado junto com o Bar.
Esse processo foi desgastante, pois enquanto a Amorviju tentava resolver o problema, outros moradores estimulavam que o Sr Silvio e o Sr Bel estavam certos, o que levou  o Morador e cidadão Paulo Emilio a ocupar uma área ao lado com a intenção de mostrar para os dois senhores que todos tem o mesmo direito, e também para proteger a área.

O objetivo dos Srs Silvio e Bel eram ocupar toda a área, inclusive o Sr. Silvio, além do Bar, da área invadida que ele ampliou, ainda colocou uma barraca menor, em conjunto com mais 5 barracas de seus familiares.
Não deixaram outro lugar para que outros moradores ganhassem  também dinheiro.

A DEVOLUÇÃO DA ÁREA

Essa ocupação pelo morador e cidadão Paulo Emílio desta área,  ainda estar sob a responsabilidade da Associação e em beneficio da comunidade e não do Sr. Silvio e o Sr. Bel.

NOVO PROJETO-ESPAÇO AMORVIJU

A Amorviju, para garantir que fatos como esse não aconteçam, está implantando com recursos próprios o Espaço Amorviju - Nele, terá um espaço para instalação das barracas de artesanato e alimentação, A Cabana, o Parquinho infantil, que será ampliando com novos brinquedos e um espaço exclusivo para apresentação de capoeira e outras atividades.
Observamos que com o formato anterior, tinha apenas o Festival do Guaiamum que gerava recursos para comunidade e Associação e com esse novo, poderemos realizar em média 5 a 6 eventos por ano  que possibilitarão aos comerciantes fixos e os móveis de  ter uma renda extra.

MINISTÉRIO PUBLICO
A Associação ingressou no Ministério Público com uma Ação pedindo a desocupação. de toda a área  Protocolo 14.927.
Obs. Parte da área já foi devolvida, restando apenas o Sr. Silvio fazer a parte dele para que possamos implanta a Feira de Artesanato e Alimentos.

A TENTATIVA DE DESMORALIZAR A AMORVIJU E SEUS DIRETORES

Esse é um processo  antigo, que vem desde as nossas primeiras lutas em conseguir que a Vila Juerana pudesse escolher o seu Administrador através de Eleição Direta.
O sr. José Hilton conhecido por Cipa, foi administrador indicado por Vereadores nos mandatos de Valderico e Newton Lima, e por não ter feito nada de expressivo durante sua gestão tomou como projeto de vida essa tentativa de diminuir as ações e os projetos da Associação.
Além do mais, a Amorviju nunca compactou com algumas Ações realizados pelo mesmo na tentativa de mostrar serviço, como foi o caso de uma campanha  que ele intitulou de "CAMPANHA DE PREVENÇÃO A CEGUEIRA" que os exames oftalmológicos eram feitos  na porta de um bar e até  no meio da rua e as pessoas só tinham a receita se comprassem os óculos dos profissionais que estavam realizando os exames, sem falar nos preços absurdos dos óculos. Alertamos a comunidade, pois investigamos e descobrimos que os profissionais eram vendedores de uma Ótica de Vitoria da Conquista não eram médicos. O panfleto é assinado por ele com o apoio do Vereador Aldemir.
Pesa sobre o sr. Cipa, também um evento realizado em nome da Padroeira da Juerana, que depois de solicitar patrocínios, o mesmo fechou a festa e cobrou bilheteria, e segundo comentários da Comunidade, tava tudo pago pelos patrocinadores inclusive uma serie de itens fornecidos pela Prefeitura. Segundo o Sr. Cipa ele pagou as despesas da Festa.
Outro fato que mantém o Sr Cipa com essa determinação, é a descoberta pela Diretoria da Amorviju de um convenio feito com a Prefeitura por ele e o Sr. Bento Tenório, no valor de R$ 1.500,00 sem o conhecimento dos outros membros da diretoria , sem constar em Ata,  e segundo eles para a realização de um evento esportivo particular .e quando se perguntou quem  pegou o dinheiro? cada um disse que foi o outro.
Fizeram um convenio, em nome da Amorviju, e usaram em uma evento PARTICULAR do SR. Cipa.
Não podemos esquecer, que constantemente os projetos realizados pela Amorviju sempre são depredados, jogados fora, rasgados,plantas arrancadas, placas da Igreja Católica Arrancada e depois de colocada novamente foi pinchada, panfletos informativos constantemente  são arrancados  o que dificulta a comunicação com os moradores.

REFORÇO

Além do Sr. Cipa e o Sr. Bento Tenório, o grupo foi contemplado com a presença do sr. Jenilson, conhecido por Jena que é Administrador indicado  pelo Vereador Fabio Magal e o Sr. Emilio Gusmão.

Esse reforço de peso foi devido a Amorviju ter divulgado que o vereador Magal indicou para  o cargo de Administrador da Vila o sr. Jena, funcionário da Novadata,  que trabalha de segunda a sexta das 08 as 17:00hs e não pode fazer os serviços necessários para um bom desenvolvimento da nossa comunidade. Um administrador Fantasma.!

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Diretoria da Amorviju lamenta profundamente que tenha que gastar parte da energia que dispoe em  defesa de  seus projetos, seus diretores e os moradores da comunidade, mesmo aqueles que não compreendem algumas Ações.
Temos por perfil não misturar Política(gem) com as nossos projetos, somos livres e cada diretor tem seu  seguimento que deseja.
Somos voluntários autênticos e isso incomoda , não fazemos acordos "POLÍTICOS", somos livres.
Esperamos um dia poder ser contra  algo que estar errado ou simplesmente expor nossa opinião e não ser tratados como
inimigos, coisa que aqui na nossa cidade é normal!

Amorviju-Associação de Moradores de Vila Juerana

4 comentários:

  1. NEM TUDO QUE PARESE E .E HOJE CADE A PRAÇA ??????????????????????

    ResponderExcluir
  2. As ações realizadas pela amorviju falam por si,por isso continuo apostando nesta associação.

    ResponderExcluir
  3. Um dos motivos pelo qual, os Senhores vivem perseguindo a Amorviju e seus diretores é essa falta de capacidade de realizações e de
    vontade de trabalhar que é perfil de pessoas que gostam de dinheiro fácil como os Administradores que passaram e o que está agora na Vila Juerana.

    PAULO EMILIO
    DIR COMUNICAÇÃO DA AMORVIJU

    ResponderExcluir
  4. O vereador Magal através de sua Assessoria vai continuar tentando tirar o foco de um problema Grave que ele é responsável.
    O vereador Fabio Magal, Indicou para o CARGO DE ADMINISTRADOR DA VILA JUERANA, um cidadão que é Funcionário da NOVADATA, trabalha de segunda a Sexta Feira e não tem condições de exercer a funcão.
    O Vereador Magal deve mostrar para a população de Ilheus, em especial para os moradores da Vila Juerana, que é uma pessoa sensata e substituir o seu protegido por uma pessoa indicada pela comunidade através de uma eleição direta.
    O Vereador Magal e sua Assessoria precisam sair da mesmice, do "POLITICO " Atrasado que acha que manda e os outros vao ter que atender por se tratar de um Vereador.
    Sugiro ao Vereador que use de inteligencia e nao de ESPERTEZA para resolver essa situação.
    vereador indicou um FANTASMA que recebe o Dinheiro que poderia alimentar uma outra família da comunidade e possibilitar a vila de ter um representante que possa no mínimo entregar oficios, no lugar de ficar telefonando.


    O Vereador escolheu o caminho errado, já tá mostrando que a escola que ele foi criado e as aulas que aprendeu por lá, está sendo seguida fielmente, e isso o tempo vai provar!
    Todos nós erramos, mais poucos tem a capacidade de reconhecer e de mudar.
    Prove que o Vereador não é um Político "NOVO", com práticas velhas...Ilhéus precisa de HONESTIDADE para sair desse buraco!
    PAULO EMILIO
    é CIDADÃO!

    ResponderExcluir