quinta-feira, 27 de junho de 2013

PMSE é apresentado em Conferência Municipal de Educação em Uruçuca (BA)


O Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e seu principal instrumento de conscientização, a Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, foram tema de exposições durante a II Conferência Municipal de Educação realizada em Uruçuca (BA), nos dias 22 e 23 de maio. Etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae) marcada para fevereiro de 2014, a conferência foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação, com participação do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus.

Exemplares da Cartilha foram distribuídos aos participantes
Durante o evento, a mensagem da Cartilha foi apresentada pelo mobilizador Vandilson Gomes, que integra o Comitê de Ilhéus. A palestra contou com o apoio da gestora do Colégio Estadual Antônio Cruz, Lêda Del'Rei, que também integra o grupo de mobilizadores de Ilhéus, e da professora e gestora do Centro Educacional do Município de Uruçuca (CEMUR), Vamile Santana.

De acordo com Vandilson Gomes, a participação dos mobilizadores na Conferência Municipal de Educação também teve como objetivo dar início à articulação do Comitê de Mobilização de Uruçuca. “É o primeiro passo para a criação do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Uruçuca, que compõe o Território de Identidade do Litoral Sul da Bahia”, afirmou o mobilizador.

Integrantes do Comitê de Ilhéus divulgaram a Mobilização
durante o evento
Além da apresentação sobre o PMSE, a Conferência em Uruçuca contou com colóquios sobre diversos temas, entre eles Emancipação, autonomia e participação popular: Desafios na Construção da Qualidade Social e Democrática da Educação; Política Pública de Educação e Educação Popular no Brasil; Gestão Democrática: Mecanismos e Processos de Participação Popular; Estado Democrático de Direito, Participação Popular, Movimentos Sociais e Educação no Brasil; e Autonomia Escolar e Responsabilização Docente na Gestão Educacional. Realizada no Centro Cultural Água Preta, a atividade contou com a presença de professores, gestores escolares, estudantes, representantes de movimentos sociais e lideranças comunitárias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário