quarta-feira, 3 de julho de 2013

Crime ambiental no litoral norte de Ilhéus



Estão secando a Barrinha



Na primeira foto, o lago da barra. abaixo a vista aérea, demonstrando sua extensão  e a seta o seu centro.
Este lago, não tem passagem natural para o mar, e essa ligação ocorre, quando a própria maré resolve subir e retirar areia da sua entrada fazendo com que parte da sua água saia na direção do mar, baixando o seu nível interno.
Esse um procedimento natural. Alguns moradores, despertaram para realizar essa abertura, forçando a saída da água sempre que achavam necessário. Esse processo virou tão normal que chegava a abrir a barrinha duas vezes no ano.
A Amorviju resolveu defender esse privilegiado espaço e hoje conseguiu um grande numero de inimigos na comunidade por conta de não permitir que se cometesse esse crime, e para balizar essa defesa, iniciou campanhas, fez denuncias na Policia Ambiental, trouxe pesquisadores para auxiliar na defesa, buscou informações para tentar criar peixe em gaiolas e nada conseguiu barrar a vontade dessas pessoas em pegar peixe em lago seco.
Esse processo é desumano, pois seca todo o lago central e suas duas artérias que tem uma extensão de mais ou menos 3km a sul e 3km a  norte.
Depois de esvaziada, a barra depende do próprio mar para colocar areia novamente em sua entrada, e do seus minadouros e das chuvas, para colocar água suficiente para que o lago volte a níveis normais. Não podemos esquecer os peixes, camarões e outros tipos de vida, pois depois de recolhidos por parte da  população da vila, uma grande quantidade apodrece e os moradores locais reclamam do mau cheiro. Estima-se que o tempo médio de regeneração desse ambiente leve em média de 6 a 8 meses.
Quando o nível da água está muito alto, chegando perto das casas, seria o caso de  abrir para a saída da quantidade necessária para não invadir as casas(apenas uma ou duas casas correm o risco), o que levaria dias para acontecer.
Existe um projeto do Diretor de Meio Ambiente da Amorviju, que é de construir uma contenção com nível de segurança, onde a água só passaria no caso de muita chuva o que manteria todo o lago protegido.
Não tivemos tempo de executar esse projeto por falta de recursos.
estaremos visitando os setores competentes para conseguir ajuda no minimo do material e faremos em forma de mutirão.
O Homem, só terá consciência que precisa da sombra, quando cortar a ultima árvore.

Essa noite, moradores abriram conforme ultima foto e a barrinha está secando!
Conseguimos defender a barrinha por quase dois anos!










Nenhum comentário:

Postar um comentário