quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Com atuação segura, Bahia bate Fla e entra no G-4

Rafael França

  • Fernandão faz o primeiro gol e abre triunfo memorável do tricolor sobre o Flamengo
Organizado e incisivo como ainda não havia se mostrado nesta edição da Série A do Campeonato Brasileiro, o Bahia se impôs sobre o Flamengo na noite desta quarta-feira, 31, na Arena Fonte Nova, e bateu o time carioca por 3 a 0, para delírio do seu torcedor.

Com o resultado, o time baiano chegou aos 19 pontos ganhos e saltou da quinta para a segunda colocação na tabela de classificação do torneio nacional. O tricolor está atrás apenas do Coritiba, que venceu a Ponte Preta e chegou aos 20 pontos.
O Esquadrão se impôs desde o início do jogo em Salvador. Aos 28 minutos, Fernandão abriu o placar. O árbitro Héber Roberto Lopes, em decisão contrária à do seu auxiliar, deixou de marcar impedimento do ataque tricolor, aos 46, e validou o tento de Wallyson.Saiba mais a segunda etapa, o Esquadrão recuou a sua marcação sem, contudo, se expor às investidas do time carioca. O tricolor seguiu dono do jogo e fechou a conta aos 32 minutos, com gol de Marquinhos Gabriel. O revés empurrou o Flamengo para a 17ª posição, na zona de rebaixamento do Brasileirão.Uma vez que o seu jogo da 11ª rodada, contra o São Paulo, fora antecipado, o Bahia voltará a campo somente na próxima quarta-feira, 7, contra o Atlético-PR, no Estádio Durival de Britto. Como mandante do jogo, o Flamengo jogará no domingo, 4, contra o Atlético-MG, no Mané Garrincha, em Brasília-DF.Esquadrão arrasador - Embora tenha ganhado o reforço do zagueiro Lucas Fonseca, que retornava de suspensão, o técnico Cristóvão Borges optou por manter Rafael Donato na defesa. Anderson Talisca também foi preterido pelo treinador: Rafael Miranda seguiu como titular no setor de meio campo.A equipe montada pelo comandante tricolor esteve em noite inspirada e não deu chances ao Flamengo. O Bahia se impôs desde o início da partida e, dadas as boas chances que criou, poderia tranquilamente abrir uma goleada logo na etapa inaugural. O rubro-negro chegou com perigo somente aos cinco minutos, quando Adryan finalizou de cabeça na grande área; Titi afastou o perigo.Aos 11, Fernandão aproveitou cobrança de escanteio na área e cabeceou como manda o manual do bom centrovante: para o chão. Mas Felipe espalmou. Oito minutos depois, o camisa 9 recebeu passe na área, girou sobre a marcação e bateu cruzado, mas a bola passou ao lado da meta flamenguista. O gol tricolor amadurecia. Felipe aceitou chute forte de Hélder, aos 28, e soltou a bola nos pés de Fernandão, que apenas completou para o gol. 1 a 0.
O segundo tento do time baiano saiu num lance polêmico: Wallyson aproveitou sobra na área e fuzilou as redes de Felipe; enquanto o árbitro Héber Roberto Lopes validava enganosamente o gol, o bandeirinha acusava impedimento de Rafael Donato, que teria participado da jogada. O juiz chamou para si a responsabilidade e fez justiça com o resultado: 2 a 0 para o Bahia, então o dono absoluto do jogo.
Maturidade tricolor - Enquanto Cristóvão Borges manteve o mesmo time em campo, Mano Menezes devolveu o Flamengo para o campo de jogo com duas alterações no setor ofensivo. O Bahia se viu obrigado a recuar o seu posicionamento, mas o fez com maturidade e não vacilou.
A primeira chegada com perigo foi do time baiano: Wallyson recebeu passe pelo lado direito da área e mandou chute cruzado, aos seis minutos; Felipe espalmou. No minuto seguinte, o atacante limpou jogada sem dificuldades pelo lado direito e arriscou chute de fora da área, mas mandou por cima.
O Flamengo passou a povoar melhor o campo de defesa tricolor, mas não conseguiu passar pelo cinturão de volantes formado por Hélder, Rafael Miranda e Fahel. Titi também esteve seguro durante toda a partida. A melhor chance do time carioca aconteceu aos 24 minutos: Marcelo Moreno pegou sobra na grande área e bateu colocado, mas Lomba fez uma grande defesa. A bola ainda tocou na trave e voltou para o goleiro tricolor.
Aos 31 minutos, Marquinhos Gabriel fechou a conta: o meia tricolor pegou sobra na grande área e, com estilo, mandou a bola no canto direito do goleiro Felipe. 3 a 0 com autoridade. O Flamengo não teve forças para reagir. Vitória soberba do Esquadrão.
Bahia 3x0 Flamengo - 10ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).Data: quarta-feira, 31 de julho.
Horário: 21h50.
Árbitro: Héber Roberto Lopes (PR).
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Rosnei Hoffman Scherer (SC).
Gols: Fernandão, Wallyson e Marquinhos Gabriel (aos 28' e aos 46' do primeiro tempo, e aos 32' do segundo tempo, respectivamente) para o Bahia.
Cartões amarelos: Felipe e Elias (Flamengo).
Público: 26.030 pagantes.
Renda: R$ 1.131.520,00.
Bahia: Marcelo Lomba; Madson, Titi, Rafael Donato e Raul; Fahel (Diones), Rafael Miranda, Hélder e Marquinhos; Wallyson (Talisca) e Fernandão (Souza). Técnico: Cristóvão Borges.
Flamengo: Felipe; Léo Moura, Wallace, Gonzales e João Paulo; Luis Antonio, Elias, Paulinho (Gabriel) e Carlos Eduardo (Fernandinho); Adryan e Marcelo Moreno. Técnico: Mano Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário