quinta-feira, 15 de agosto de 2013

MP flagra carro-pipa coletando água contaminada no interior

Carros-pipa vêm sendo investigados como possíveis causadores de surto de diarreia (Crédito: Divulgação)
Carros-pipa vêm sendo investigados como possíveis causadores de surto de diarreia (Crédito: Divulgação)
O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou, nesta quinta-feira (15), um inquérito civil público para apurar a coleta indevida de água por carros-pipa em Porto Real do Colégio, interior de Alagoas. O procedimento foi aberto após o promotor substituto do município, Max Martins, flagrar um caminhão sendo abastecido diretamente do Rio São Francisco, sem qualquer tipo de tratamento para limpar a água.

A cena foi filmada no último dia 6. De acordo com o promotor, caminhão - a serviço do Município - coletou água do rio no antigo ponto de travessia de balsas da cidade, local infestado de óleo de embarcações e usado para lavar roupas e dar banho em animais. O líquido seria destinado ao consumo humano.
Ao TNH1, o promotor disse ter constatado que não havia pastilha de cloro no veículo para tratar a água. “Já tive audiências com o motorista e o secretário de Obras, que informou que equipes de Saúde da Família sempre vão às casas da cidade para colocar cloreto de sódio nas caixas d’água. Mas não funciona assim. E se quando a água for depositada ainda não houver o cloro?", questionou Martins.
Preocupado com o surto de diarreia que assolou várias cidades de Alagoas, o MP também pediu informações à Vigilância em Saúde Ambiental de Alagoas sobre a existência de casos notificados da doença, provavelmente causados pela ingestão de água contaminada. Além da coleta de documentos e certidões, o promotor requisita à Prefeitura de Porto Real do Colégio a relação de todos os carros-pipa que estão à serviço do município.
O surto já matou mais de 45 pessoas em Alagoas este ano. As mortes estão sendo investigadas pelo Ministério Público Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário