domingo, 22 de setembro de 2013

Grêmio e Vitória priorizam defesa, criam pouco e não saem do 0 a 0

Grêmio e Vitória defenderam mais do que atacaram. Ney Franco e Renato Gaúcho priorizaram a retaguarda e tal conduta se refletiu no placar. Neste sábado, pela 23ª rodada do Brasileirão, em Salvador, o 0 a 0 justificou a falta de ousadia de parte a parte. O placar em banco ainda contou com um erro de arbitragem, que anulou gol do Grêmio no primeiro tempo.


O resultado mantém o time gaúcho em terceiro. Mas o posto está ameaçado pelo Atlético-PR, que joga no domingo. Já o Vitória dorme em 6º lugar e chega ao 5º compromisso sem derrota. Os portoalegrenses, por sua vez, completaram três sem vencer.

Renato Gaúcho surpreendeu a todos e deixou Zé Roberto e Elano no banco do Grêmio. O técnico que perdeu Gabriel, lesionado, manteve o esquema com três zagueiros e colocou Saimon como titular. O zagueiro sequer estava entre os relacionados e foi chamado às pressas. Em Porto Alegre ele fazia um tratamento para dores no ombro.
Em campo, o Grêmio usou, também, três volantes. Souza, Ramiro e Riveros, juntos, não deixaram o Vitória dominar o jogo, mas também participaram pouco das ações ofensivas. Tanto que as principais chegadas do Grêmio ocorreram devido a falhas do oponente. Assim, Barcos perdeu boa chance aos 15 minutos, de dentro da área. O argentino errou um chute que fatalmente seria boa oportunidade.

Enquanto isso o Vitória se viu surpreso pela ausência dos armadores. O técnico Ney Franco admitiu, antes da partida, que esperava Zé Roberto, Elano, ou até os dois juntos no time. Assim, os rubro-negros demoraram a se achar na partida. A partir dos 20 minutos evoluíram sensivelmente, mas nem assim mereceram marcar.

Aos 30 minutos, um lançamento longo encontrou Riveros. O paraguaio dominou, entrou na área e chutou forte. O gol gremista, no entanto, foi impedido por grande defesa do goleiro Wilson. Sete minutos mais tarde o Grêmio chegou a marcar. Alex Telles colocou para rede após passe de Kleber.  Mas o gol foi anulado, equivocadamente, pela arbitragem. Foi assinalado impedimento do Gladiador, que estava em posição legal. Aos 42, o Vitória chegou e protestou falta na entrada da área. Ao fim do primeiro tempo, críticas ao juiz tomaram ambos os lados.

"Eu vi daqui, saí muito atrás do cara, ao menos uns quatro metros. Ele ficou quieto, não me disse nada. É muito complicado", disse o atacante Kleber sobre o gol anulado.

No começo do segundo tempo, a barreira defensiva gremista, até então intransponível, precisou ser desmontada. Saimon se lesionou sozinho. Em seu lugar entrou Elano e a formação passou a ser 4-4-2.

O jogo não mudou muito. Vitória e Grêmio alternaram chances remotas de gol e pararam, eventualmente, nos goleiros Wilson e Dida, ambos de boa atuação. Se no primeiro tempo a emoção foi rara, no segundo praticamente não existiu. O 0 a 0 justificou a baixa criação de ambos e deu um ponto a cada um, mesmo que rubro-negros e tricolores tenham merecido pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário